website design templates

NOTÍCIAS E
COMUNICADOS

Partilhar

8/03/2019

Encontro entre o Secretário de Estado das Comunidades e o Presidente da ASDP

O Presidente da ASDP reuniu com o SECP com vista à pressecucução de contactos anteriores para debater matérias relacionadas com a atividade profissional dos diplomatas portugueses. Ler mais...

29/10/2018

Resultados das eleiçõs para os órgãos dirigentes 2018/2019

A Assembleia-Geral Ordinária da ASDP realizada elegeu, no dia 25 de outubro de 2018, os Órgãos Dirigentes da ASDP para o mandato anual de 2018/2019.
Ler mais...

05/06/2018

Comunicado: notícias mais recentes sobre as remunerações dos funcionários diplomatas

Face à publicação de mais uma notícia sobre remunerações dos diplomatas, que interpreta de forma incorreta os dados disponibilizados pela DGAEP na sua síntese estatística do emprego público relativa ao 1.º trimestre de 2018, a ASDP entende ser conveniente clarificar a estrutura salarial dos funcionários diplomáticos.
Ler mais...

13/03/2018

Comunicado: notícias pouco exatas sobre os vencimentos dos funcionários diplomatas

Perante notícias pouco exatas saídas a público sobre os vencimentos alegadamente auferidos pelos funcionários diplomáticos portugueses, entende a ASDP dever clarificar os dados publicamente existentes sobre as remunerações de diplomatas.
Ler mais...

30/10/2017

Assembleia Geral ordinária e eleições para o mandato dos órgãos dirigentes 2017/2018

Na Assembleia-Geral ordinária da ASDP que se realizou no dia 25 de Outubro de 2017, foram apurados os seguintes resultados das eleições para os Órgãos Dirigentes da ASDP para o mandato anual 2017/2018:
Lista A (lista única): 125 votos a favor, 3 votos em branco e 0 votos nulos
Ler mais...

17/04/2017

Encontro com responsáveis pela rede do ensino francês

A reunião teve como objetivo debater as dificuldades de acesso dos filhos dos diplomatas portugueses à rede do ensino francês, e em particular ao Liceu Francês em Lisboa, que assume particular importância dada a atual prevalência da opção por este sistema de ensino entre os diplomatas portugueses.
Ler mais...

27/01/2017

Encontro dos Corpos Sociais da ASDP com os Adidos de Embaixada

No passado dia 13 de janeiro, a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) reuniu com os Adidos de Embaixada. Esta reunião iniciou a auscultação de todas as categorias dos diplomatas, com vista à recolha de opiniões sobre as prioridades da Associação para o biénio 2016-2017, propostas de novas temáticas a serem tratadas e posições sobre algumas questões fundamentais levantadas pela ASDP junto dos seus interlocutores.

12/01/2017

Cumprimentos de Ano Novo a S. Exa. o SECP

O Presidente do Conselho Diretivo da ASDP apresentou, no dia 6 de janeiro, cumprimentos de Ano Novo ao Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. O encontro proporcionou ainda a oportunidade para refletir em conjunto sobre a realidade da rede consular, os desafios que se perfilam para garantir o seu bom funcionamento e a sua relação com a necessidade de valorização da função e carreira diplomática.

09/11/2016

Encontro da ASDP com a Sra. Secretária-Geral do MNE

A ASDP recordou que os objetivos que a norteiam não passam apenas pela defesa de interesses corporativos, mas também pela contribuição que a Associação puder ser chamada a dar para matérias legislativas e regulamentares que digam respeito aos Diplomatas e para medidas que garantam a dignidade e a modernização da Carreira, na defesa, que é sua missão, dos interesses do País e dos seus cidadãos.
Ler mais...

10/2016

Mensagem do Presidente do Conselho Diretivo, Embaixador João Ramos Pinto, sobre as prioridades do mandato 2016/2017

"Um mandato anual representa um período curto para cumprir um programa ambicioso. Daí o desafio e a consequente necessidade de definirmos objetivos relevantes para a Carreira Diplomática, sermos proativos, orientarmos a nossa ação para resultados e mantermos um contacto regular e construtivo com os nossos interlocutores institucionais - dentro e fora do MNE".
Ler mais...

10/2016

Resultados das eleições e composição dos órgãos dirigentes da ASDP

Na sequência das eleições para os órgãos sociais da ASDP para o mandato 2016/2017, realizadas no passado dia 30 de setembro, foram apurados os seguintes resultados:
- Lista A (lista única): 104 votos
- Votos em branco: 2
- Voto nulo: 1
Ler Mais...

09/2016

Assembleia Geral Ordinária de 30 de setembro de 2016

No próximo dia 30 de setembro terá lugar a Assembleia Geral Ordinária da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), constando da ordem de trabalhos:
- Alteração dos estatutos da ASDP;
- Apreciação e aprovação do relatório e contas anuais;
- Eleições para os órgãos diretivos da Associação;
- Outros assuntos.
Ler convocatória...

02/2016

Reunião da ASDP com o Presidente da Assembleia da República

No passado dia 27 de janeiro, o Embaixador Manuel Marcelo Curto, Presidente do Conselho Diretivo da ASDP, foi recebido em audiência por Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, na senda dos contactos oficiais que iniciou junto de Altas Entidades do Estado Português.

12/2015

Eleições da ASDP

No passado dia 16 de Dezembro de 2015, a lista A, encabeçada pelo Embaixador Manuel Marcelo Curto, foi reeleita para os corpos gerentes da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses. O mandato, que agora se inicia, decorrerá até setembro do próximo ano, nos termos dos artigos 22º, 23º e 35º dos Estatutos revistos da ASDP. Consulte o programa eleitoral.

23/11/2015

Carta ao Diretor do Diário Económico

Na sequência da publicação na edição impressa e eletrónica do "Diário Económico" de dia 23 de novembro, da peça intitulada "Salários dos funcionários do MNE foram os únicos a aumentar", a ASDP endereçou uma carta ao Diretor do Diário Económico, que pode ser consultada aqui.

22/10/2015

Listas nominativas de transição

Prestação de alguns esclarecimento sobre a entrada em vigor da Lei n.º 75/2014, de 12 de setembro, relativa às nominativas de transição.
Ler mais...

24/09/2015

Assembleia Geral Extraordinária em 28 de outubro de 2015

No próximo dia 28 de outubro de 2015, pelas 18.00 horas, na sala de conferências de imprensa do Ministério, terá lugar uma sessão extraordinária da Assembleia Geral, com a seguinte ordem de trabalhos: (i) a Revisão dos Estatutos da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses; (ii) Revisão do montante das quotizações; (iii) Revisão das modalidades de pagamento das quotizações; (iv) outros assuntos. Os elementos relativos aos três primeiros pontos estão a ser circulados pelas vias habituais. A Convocatória para a Assembleia Geral encontra-se disponível aqui.

17/09/2015

Contagem do tempo para aposentação de diplomatas e cônjuges

O Presidente do Conselho Diretivo da ASDP endereçou, a 17 de agosto, uma carta ao Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social alertando para as consequências da entrada em vigor da Lei do Trabalho em Funções Pública (LTFP), aprovada pela Lei n.º 65/2015, de 20 junho, que procedeu à revisão do regime das licenças sem vencimento. Ao contrário do que sucedia com o regime antecedente, com a entrada em vigor da LTFP, ficou prejudicada a possibilidade de realização voluntária de descontos para a Caixa Geral de Aposentações. A carta pode ser consultada aqui.

19/05/2015 

Balanço de 100 dias de mandato

Passados 100 dias sobre a tomada de posse da nova direção o Presidente da ASDP, o Embaixador Manuel Marcelo Curto, dá a conhecer alguns pontos do balanço feito em reunião dos corpos gerentes da Associação.
Ler Mais...

26/03/2015

Carta ao Diretor do Diário Económico sobre a notícia "Magistrados e diplomatas aumentam despesas com pensões da CGA"

Na sequência da publicação, na edição digital do Diário Económico, da notícia intitulada "Magistrados e diplomatas aumentam despesas com pensões da CGA", a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses endereçou uma carta ao Diretor do jornal, que pode ser consultada aqui.

02/2015

Contactos com associações congéneres

No passado dia 11 de fevereiro, a ASDP reuniu, na sequência de outros passos dados nesse sentido, com representantes de associações profissionais e sindicais representativas de carreiras nas áreas da soberania ou do exercício da autoridade do Estado, tendo sido debatidos temas de interesse comum e identificadas formas de melhor assegurar a defesa das respetivas carreiras como corpos especializados do Estado que, como tal, devem ser reconhecidas.

07/06/2009

Diplomatas sem apoios na Saúde

Os diplomatas portugueses no estrangeiro suportam todas as suas despesas de Saúde, incluindo emergências. Esta situação resulta da falta de regulamentação do sistema de assistência nos últimos 11 anos.
Ler mais...

22/12/2008

Diplomatas reclamam regras claras na avaliação

O embaixador Tadeu Soares, que se recandidata à presidência da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), com eleições marcadas para 22 de Janeiro, invoca-a para ilustrar o grave problema de falta de quadros num contexto em que são pedidas cada vez mais responsabilidades à diplomacia portuguesa.
"O número de diplomatas no ativo nunca foi tão baixo: somos 420 e os desafios têm sido constantes", afirma. Trata-se de uma questão de fundo, à qual se juntam, nas próximas negociações com o Governo, o Estatuto da Carreira Diplomática e o Regulamento do MNE, matérias que a ASDP elege como prioritárias do próximo mandato.
Pedra de toque será a avaliação. No manifesto de candidatura, a lista encabeçada por Tadeu Soares reclama um sistema "rigoroso e transparente" e rejeita "avaliações sem o conhecimento direto ou indireto do trabalho dos funcionários, sem consulta aos seus superiores".
"Nefasta", sublinha ainda o manifesto, será "a eventual institucionalização de regras ou critérios, designadamente para efeitos de promoção, que favoreçam objectivamente os funcionários diplomáticos colocados em cargos de confiança política". F.F. In Público, 22/12/2008

2008

Publicação do livro "O Serviço Diplomático Português do 25 de Abril à atualidade"

A ASDP realizou um colóquido sobre algumas das grandes tarefas realizadas pelos diplomatas portugueses nos últimos 34 anos. Deste colóquio resultou um publicação conjunta entre a ASDP e o Instituto Diplomático, que reúne as principais intervenções do evento.
Ler mais...

ASSOCIAÇÃO SINDICAL DOS DIPLOMATAS PORTUGUESES

Morada: Palácio das Necessidades, Largo do Rilvas,
1399-030 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 213 946 674
Fax: +351 213 946 674

Créditos: Imagem de cabeçalho da página inicial por Latino Tavares
© 2019 ASDP - Todos os Direitos Reservados