how to create your own web page for free

NOTÍCIAS E
COMUNICADOS

Balanço de 100 dias de mandato


Caros  Colegas, 

Passados 100 dias sobre a tomada de posse da nova direção da ASDP, queria dar a conhecer alguns pontos do balanço feito em reunião dos corpos gerentes da Associação.

Manifestei, pela minha parte, forte inquietação pela derrapagem da imagem da Carreira que constatei nas visitas, encontros e contactos que fui tendo.

O conceito, em si, da Carreira como corpo de Estado me surgiu esbatido, quando não perdido. Problemas de unidade no seio da própria Carreira em nada, obviamente, ajudam - e são mais conhecidos fora das paredes das Necessidades do que eventualmente se imaginará. A força da ASDP, que deveria afinal tendencialmente reunir a totalidade dos Colegas, é reflexo, nos problemas que enfrenta, desse tipo de circunstâncias, as mensagens que procura passar, as garantias, em sede legislativa, que terá de buscar assegurar, enquanto pedras angulares da dignidade da Carreira, sofrem e sofrerão com tal situação. Não será uma cultura - já que isso traduz - de autossatisfação, autossuficiência e autoconvencimento, que evitará, na sua miopia, um agravamento, porventura fatal, daquela derrapagem.

Neste contexto, tem a Associação a intenção de dedicar atenção prioritária a alguns pontos e questões, uns mais pontuais, outros gerais: (i) os critérios de designação para comissões de serviço; (ii) apreciação de regras e critérios de transparência em matéria e.g.  de promoções e colocações; (iii) o estatuto das famílias, nas suas várias importantes vertentes, em conjugação com a Associação de Famílias (AFDP); (iv) o acompanhamento e/ou a preparação para a elaboração de diplomas legais que se perfilam no horizonte; (v) a afirmação de que a ASDP deve ser, sem falta, de facto um interlocutor necessário do escalão político e dos graus superiores da hierarquia para quanto diga respeito a questões fulcrais da Carreira; (vi) traduzindo-se numa intervenção, consagrada como apenas natural, do Presidente do Conselho Diretivo da ASDP no primeiro dia do Seminário Diplomático 

Da minha parte, manifesto disponibilidade para encontros, e já em maio e junho, se assim for entendido oportuno, com as várias categorias da Carreira, no sentido de uma discussão e abordagem das questões que mais as possam preocupar. Mas, neste mesmo sentido, solicitaria saber da parte dos Colegas - em emails para a asdp@mne.pt - quais os problemas e pontos que quereriam ver tratados com maior atenção e cuidado pela Associação.
Cordialmente,

Manuel Marcelo Curto
Publicado em 19/05/2015

Partilhar

ASSOCIAÇÃO SINDICAL DOS DIPLOMATAS PORTUGUESES

Morada: LARGO DO RILVAS, 1399-030 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 21 3946 674
Fax: +351 21 3946 674

Créditos: Imagem de cabeçalho da página inicial por Latino Tavares
© 2019 ASDP - Todos os Direitos Reservados