NOTÍCIAS E
COMUNICADOS

Comunicado da ASDP sobre o 25 de Abril


Neste 45.º aniversário do 25 de Abril, a ASDP quer comemorar e assinalar a data, com especial significado para os diplomatas portugueses. Numa ocasião em que a totalidade dos diplomatas no serviço ativo foi já admitida depois da instauração do regime democrático, não é demais lembrar que o 25 de Abril trouxe o acesso das mulheres à carreira diplomática, pondo fim a uma distorção discriminatória, profundamente injusta e bem ilustrativa da ordem política derrubada em 1974.

Ao evocar o 25 de Abril, a ASDP quer prestar o devido tributo aos diplomatas, cujo percurso profissional se concretizou predominantemente no tempo da ditadura e que, ao longo daquele período, nunca abandonaram profundas convicções pessoais democráticas, como os Embaixadores Humberto Alves Morgado, Tomás de Mello Breyner Andresen e Fernando de Magalhães Cruz.

Nesta data, a ASDP não quer deixar também de evocar a figura de Aristides de Sousa Mendes, diplomata que, face a instruções que entendeu iniquas e desumanas, pagou com a passagem compulsiva à reforma e um final de vida em pobreza a sua opção pela satisfação de um imperativo de consciência, salvando milhares de refugiados da fúria nazi. Na proteção e salvamento de vítimas do nazismo, também as figuras dos Embaixadores Sampayo Garrido e Teixeira Branquinho devem aqui ser recordadas.

Nesta celebração do 25 de Abril, a ASDP recorda ainda uma geração de diplomatas, já ao serviço ou recém-admitidos após aquela data, alguns destes vindos do exilio ou da luta política anticolonial, todos eles dedicando-se com empenho, criatividade e sentido de Estado às fases cruciais de descolonização, transição democrática e inserção europeia.

As atuais gerações de diplomatas, quarenta e cinco anos depois do 25 de Abril, assumem-se na diversidade de origens e percursos, experiências e sensibilidades. Não sem enfrentar novos desafios, como os da igualdade de oportunidades e o exercício de responsabilidades num cenário global complexo, estas gerações servem com dedicação, lealdade e isenção a democracia portuguesa nascida em Abril.

A Direção da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses


PARTILHAR

CONTACTOS

ENDEREÇO POSTAL:

Largo do Rilvas, 1399-030 Lisboa, Portugal

TELEFONE:

+351 213 946 674

E-MAIL:

asdp@mne.pt

Créditos: Imagem de cabeçalho da página inicial por Latino Tavares
© 2023 ASDP - Todos os Direitos Reservados

Mobirise.com