Aviso Premio Aristides Sousa Mendes

O Júri do Prémio Aristides de Sousa Mendes, reunido a 20 de Outubro de 2022, decidiu, por unanimidade, a atribuição do Prémio ex aequo aos trabalhos:
“Descolonizar não é abandonar, mas também não é ficar: A turbulenta descolonização do Timor Português (1974-1975)” de Zélia Pereira e Rui Feijó; 
“Derrubar o muro da indiferença e do preconceito: os diplomatas portugueses em França e o salvamento dos judeus portugueses” de Victor Pereira.

ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO ARISTIDES SOUS MENDES 2021/2022

16-11-2021


O Prémio, relançado este ano, consistirá em 3000 Euros, bem como na publicação dos trabalhos numa edição especial da Revista Negócios Estrangeiros, garantida pela ASDP em conjunto com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A entrega do Prémio aos vencedores será feita durante uma cerimónia presencial, em data a anunciar, organizada conjuntamente pelo IDI e pela ASDP, altura em que será também lançada a edição especial da Revista Negócios Estrangeiros.

O JÚRI DO CONCURSO É COMPOSTO POR:
Presidente: Embaixador José Duarte de Jesus
Vice-Presidente: Professora Doutora Maria Raquel Freire
Vogal: Professor Doutor Pedro Aires de Oliveira
Vogal: Dra. Joana Lino Gaspar
Vogal: Dra. Margarida Lages

REGULAMENTO DO PRÉMIO ARISTIDES SOUSA MENDES
1 - A Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) instituiu em 1995 o Prémio Aristides Sousa Mendes, destinado a incentivar o aparecimento de obras e estudos no domínio da Diplomacia, da História Diplomática Portuguesa e da Política Externa Portuguesa, procurando distinguir o melhor trabalho de investigação apresentado sobre um tema histórico ou de atualidade internacional relevante nestas áreas.

2 – Podem concorrer todos os interessados, individualmente ou em grupo, de qualquer grau ou área de formação, nacionalidade ou idade.

3 – O melhor trabalho será premiado com 3000 Euros e a publicação do trabalho será garantida pela ASDP em conjunto com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A atribuição do Prémio será feita em cerimónia pública que poderá assumir o formato presencial, ou virtual, em função da situação sanitária e das normas em vigor.

4 - Os trabalhos deverão ser apresentados em língua portuguesa e ter entre 15 000 e 20 000 palavras (notas e referências bibliográficas incluídas) e, com exceção do número de palavras, seguir as normas de publicação da Revista Negócios Estrangeiros.

5 - O júri do Prémio será constituído por diplomatas e personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito académico, sendo nomeado pela ASDP e pelo IDI. A sua composição será anunciada no momento da abertura do concurso.

6 - O júri não se obriga a atribuir o Prémio, no caso de nenhum dos trabalhos apresentados reunir os necessários requisitos de qualidade, e as suas decisões não são passíveis de recurso.

7 – Os trabalhos deverão ser entregues em formato digital para o endereço de email institucional da ASDP: asdp@mne.pt


PARTILHAR

CONTACTOS

ENDEREÇO POSTAL:

Largo do Rilvas, 1399-030 Lisboa, Portugal

TELEFONE:

+351 213 946 674

E-MAIL:

asdp@mne.pt

Créditos: Imagem de cabeçalho da página inicial por Latino Tavares
© 2023 ASDP - Todos os Direitos Reservados

No Code Website Builder