Premio Aristides Sousa Mendes 2021 / 2022

Encontra-se aberto, até 31 de janeiro de 2022, o concurso para atribuição do Prémio Aristides de Sousa Mendes da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses para o melhor artigo académico original sobre política externa e diplomacia portuguesa.

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

16-11-2021


AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO
Avisam-se todos os interessados que se encontra aberto até ao dia 31 de janeiro de 2022, o concurso para atribuição do Prémio Aristides de Sousa Mendes pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses.

O JÚRI DO CONCURSO É COMPOSTO POR:
Presidente: Embaixador José Duarte de Jesus, Embaixador jubilado
Vice-Presidente: Embaixador José de Freitas Ferraz, Diretor do Instituto Diplomático
Vogal: Professor Doutor Pedro Aires de Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da Associação dos Amigos Arquivo Histórico-Diplomático.
Vogal: Dra. Joana Lino Gaspar, Presidente da Direção da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses.
Vogal: Dra. Margarida Lages, Chefe de Divisão de Arquivo e Biblioteca do MNE.

REGULAMENTO DO PRÉMIO ARISTIDES SOUSA MENDES
1 - A Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) instituiu em 1995 o Prémio Aristides Sousa Mendes, destinado a incentivar o aparecimento de obras e estudos no domínio da Diplomacia, da História Diplomática Portuguesa e da Política Externa Portuguesa, procurando distinguir o melhor trabalho de investigação apresentado sobre um tema histórico ou de atualidade internacional relevante nestas áreas.

2 – Podem concorrer todos os interessados, individualmente ou em grupo, de qualquer grau ou área de formação, nacionalidade ou idade.

3 – O melhor trabalho será premiado com 3000 Euros e a publicação do trabalho será garantida pela ASDP em conjunto com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A atribuição do Prémio será feita em cerimónia pública que poderá assumir o formato presencial, ou virtual, em função da situação sanitária e das normas em vigor.

4 - Os trabalhos deverão ser apresentados em língua portuguesa e ter entre 15 000 e 20 000 palavras (notas e referências bibliográficas incluídas) e, com exceção do número de palavras, seguir as normas de publicação da Revista Negócios Estrangeiros.

5 - O júri do Prémio será constituído por diplomatas e personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito académico, sendo nomeado pela ASDP e pelo IDI. A sua composição será anunciada no momento da abertura do concurso.

6 - O júri não se obriga a atribuir o Prémio, no caso de nenhum dos trabalhos apresentados reunir os necessários requisitos de qualidade, e as suas decisões não são passíveis de recurso.

7 – Os trabalhos deverão ser entregues na sede da ASDP (Calçada das Necessidades n.3, 1350-213, Lisboa; asdp@mne.pt) em formato digital e com uma cópia impressa


PARTILHAR

CONTACTOS

ENDEREÇO POSTAL:

Largo do Rilvas, 1399-030 Lisboa, Portugal

TELEFONE:

+351 213 946 674

E-MAIL:

asdp@mne.pt

Créditos: Imagem de cabeçalho da página inicial por Latino Tavares
© 2019 ASDP - Todos os Direitos Reservados

Created with Mobirise - More here